Robocode - Introdução

O Robocode é um ambiente simulado, opensource, em linguagem JAVA que contém ferramentas para a criação e uso de robôs. Para se trabalhar com o Robocode é necessário:

Regras

A batalha pode ser configurada: a quantidade de rounds, o tamanho do ring em pixels, os robôs que lutarão entre sí. Pode escolher visualizar o nome em baixo dos robôs, as energias, os seus radares, e permitir a mudança de cor durante a batalha.

O robô pode se movimentar para frente ou para tráz e fazer curvas. O canhão(Gun) pode virar no sentido horário e anti-horário em 360 graus, e dar tiros(Bullet) de força >0 e <=3. Quando o robô fica desabilitado(Disabled), ele perde seus movimentos, isso acontece quando sua energia fica igual a 0. O robô é cego, a única coisa que ele vê são os robôs adversários scaneado pelo radar(Radar), os tiros o radar não enxerga.

Todos os robôs começam cada round com energia 100, e os que ficarem com energia abaixo de 0 vão sendo eliminados (explodem) restando apenas um, e então começa um novo round. No fim de todos os rounds a batalha acaba e aparece uma tabela mostrando a pontuação e a colocação.

Perde energia quando:
Ganha energia quando:
Criando o seu primeiro robô

A primeira coisa é abrir o editor de robôs do menu principal, clique em Menu -> Editor. Quando a janela do editor abrir, clique em File -> New Robot para criar um robô novo. Entre com o nome do seu robo e depois digite o nome do diretório que os arquivos do seu robô ficará esse diretório deverá estar dentro do diretório C:\Robocode\Robots\. Se o diretório que você digitou não existir ele cria automaticamente. Agora deve aparecer o código básico do robô.

// aqui Novo é  o nome do diretorio que está seu robô
package Novo;

import robocode.*;

// MeuRobo é o nome do robô.

public class MeuRobo extends Robot { 
	public void run() {
		while (true) { 
			ahead(100);
			turnGunRight(360);
			back(100);
			turnGunRight(360);
		}
	}

	public void onScannedRobot(ScannedRobotEvent e) {
		fire(1);
	}
}
O código do Robô anterior entra em um laço infinito que terminará quando a batalha acabar. Quando outro evento tiver sendo executado, a repetição é interrompida e voltará de onde parou quando acabar de executar os comandos do evento.

O próximo passo é gravar e compilar o robô.

Para gravar, seleciona File -> Save e siga as instruções. Para compilar, seleciona Compile -> Compile. Vá agora para a tela do ambiente e dentro do ítem de menu Battles -> New, escolha o seu robô e algum outro para a disputa.

Você também pode examinar como cada um destes robôs samples foram construídos.

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