Ambientes Inteligentes

Responsável:
Saulo Popov Zambiasi (saulopz@inf.ufsc.br)

Orientadores:
Luiz Fernando Jacintho Maia (maia@inf.ufsc.br)
João Bosco da Mota Alves (jbosco@inf.ufsc.br)


O trabalho deu ênfase a apresentação de um modelo, baseado em sistemas multiagentes e Inteligência Artificial distribuída, aplicados a ambientes inteligentes. Foram apresentadas informações sobre os tipos de agentes existentes no modelo e sua estrutura hierárquica de multiníveis para o tratamento das informações e troca de mensagens entre os agentes.

Um protótipo de ambiente inteligente, usando o modelo proposto, foi implementado para provar a viabilidade do mesmo. O protótipo de uma casa inteligente, em que cada elemento ativo na casa é um agente, foi implementado para esse fim.


Contribuições

A utilização da abordagem de Inteligência Artificial Distribuída proporcionou uma aplicabilidade intuitiva para a implementação de ambientes inteligentes pelo motivo que cada elemento ativo na casa pode se tornar um agente, trabalhando para cumprir seus objetivos e interagindo com os outros agentes do ambiente.

O protótipo foi implementado, utilizando a linguagem de programação Pascal orientada a objetos, a ferramenta Delphi da Borland para compilação e a biblioteca gráfica Simple Direct Layer (SDL).

Procurou-se simplificar o código do comportamento dos agentes e o protocolo de comunicação entre os agentes, de forma que o mesmo pudesse ser portado para hardware, no caso de uma implementação em um ambiente real.

A implementação de um protótipo de uma casa inteligente mostrou que é viável a implementação do modelo em um ambiente inteligente. As trocas de mensagens e o comportamento dos agentes se mostraram eficientes e com ótimo resultado no comportamento geral.


Imagem do ambiente de simulação
Imagem do ambiente de simulação


Sugestões para Trabalhos Futuros

Após a finalização deste trabalho, é possível sugerir alguns outros que podem complementar e ampliar o modelo:
  • Criação de um tipo de objeto genérico, com um editor de script para descrever o comportamento deste objeto. Isto viabiliza a criação de novos tipos de agentes, a alteração e mudança de comportamento dos agentes e a possibilidade do usuário do sistema ajustar os agentes para suas necessidades.
  • Desenvolver um mecanismo de utilização do ambiente por mais de uma pessoa, ampliando o modelo, com a criação de um Agente de Informações sobre os tipos de usuários e suas preferências no ambiente.
  • Implementação do protótipo em um ambiente real. Pode-se considerar que o Agente Gerente de Setor seja implementado em um pequeno hardware microcontrolado que, por sua vez, controla os agentes existentes neste setor. O Agente Gerente de área e o Agente de Informações podem ser outros hardwares e o ambiente pode se comunicar através de uma rede TCP/IP.
  • Implementação de um ambiente com mais de três níveis de hierarquia de agentes, mostrando a viabilidade de uma maior ampliação do sistema.
  • Implementar o modelo em outros tipos de aplicações.

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