Motores de Jogos (Game Engine)

Motor de jogo (game engine ou apenas engine) é um programa de computador e/ou conjunto de bibliotecas para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos. A funcionalidade tipicamente fornecida por um motor de jogo inclui: um motor gráfico para renderizar gráficos 2D e/ou 3D, um motor de física para simular a física, uma linguagem de script, suporte a animação, sons, inteligência artificial, networking, e outros.

Os motores procuram simplificar a utilização de funções bastantes utilizadas no desenvolvimento de um jogo. Um motor é composto de sub-sistemas que controlam determinadas partes das funções comuns dos jogos. A maioria dos jogos possuem os seguintes sub-sistemas como os descritos a seguir:

A maioria dos motores de jogo são distribuídos em forma de API, porém, alguns motores são distribuídos em conjunto de ferramentas que agilizam e simplificam ainda mais o desenvolvimento do jogo, como por exemplo: IDEs, scripts pré-programados, e programas que “empacotam” e deixam pronto o jogo para distribuição. Esses motores "completos" são chamados de Middleware. Pelo fato de serem distribuídos com outras ferramentas, eles suprem a necessidade da compra de outras ferramentas, reduzindo os custos. Como exemplo, pode-se citar: Blender, Gamebryo, Havok, RAD Game Tools, RenderWare e, Unreal Engine.

O termo "game engine" originou-se no meio da década de 1990, especialmente com os jogos 3D de tiro em primeira pessoa. Foi a popularidade de jogos como o Doom e o Quake que alavancou a utilização dos motores. Ao invés de construir o jogo do zero, outros desenvolvedores licenciaram os núcleos dos jogos, usando eles como base para seus próprios motores de jogo.

A classificação de bom motor é bastante exigente, pois o que é considerado avançado em um ano, no ano seguinte pode ser considerado padrão. É comum serem criados novos motores com base em velhos motores, agregamdp novas funções e mantendo algumas antigas. Quando um motor mantém desenvolvimento focado nos gráficos, o jogo pode perder, no requisito ação. Um bom exemplo disto é o jogo CellFactor: Revolution, que teve seu desenvolvimento parado; o jogo agora está disponível para baixa completa e gratuita.

Vantages da utilização de motores de jogos
Existem algumas vantagens visíveis para a utilização dos motores de jogos. A seguir são listadas algumas delas: