Artigos Científicos - Dicas

De Aulas
Ir para navegação Ir para pesquisar
  • A problemática geral e motivação/relevância de resolvê-lo deve estar clara e fundamentada em (boa e atual) literatura.
  • O artigo deve constar qual é a limitação geral que os demais trabalhos e abordagens (das geralmente várias que se poderia adotar) têm e o que a proposta vai atacar (e sob qual perspectiva). Portanto, qual é o problema concreto e específico está explícito e qual é a pergunta e objetivo do trabalho.
  • Na revisão do estado-da-arte, deve-se tentar posicionar a contribuição científica do artigo e avanço em relação ao estado da arte. Ou seja, o que é necessário ter para resolver o problema, no que os outros não estão resolvendo (ou não de forma "adequada", frente a um conjunto de requisitos e/ou "métricas" de qualidade geral) que o se vai atacar e/ou melhorar.
  • Na apresentação da proposta/modelo/etc., deixar claro o rationale, ou seja, a logica por trás das coisas que se está propondo, onde está o diferencial, resgatando trabalhos correlatos e referencial teórico (pois no mínimo terão se inspirado em coisas dos outros) para as proposições e decisões de projeto. Principalmente nesta parte, o estilo da escrita é muito importante: não deve ser simplesmente escrever o que fez, mas o como fez, baseado no que, comparando com o que, aproveitando o que, decidido porque, etc.
  • Dependendo do artigo, os detalhes dos aspectos metodológicos de condução da pesquisa têm que ficar muito explícitos.
  • Deixar claro como que a proposta faz frente e ataca o problema e seus requisitos.
  • Mostrar de alguma forma, nos resultados, como que estes requisitos são resolvidos (ou minimizam) o problema, e depois precisam discutir os resultados (melhorias atingidas e limitações / pressupostos gerais). E este como resolvem tem que ligar com os requisitos e indicadores de desempenho que usaram na avaliação, ou, se for algo mais qualitativo, como podem comparar com os demais trabalhos do estado da arte.
  • As conclusões, além de um resumão breve do que foi feito, deve conter quais foram as conclusões cientificas que se obteve com o experimento/proposta.