Estrutura Básica para Relatórios

De Aulas
Ir para navegação Ir para pesquisar

Estrutura de Relatório

Conforme o Dicionário de Lingua Portuguesa on-line, um relatório pode ser definido como uma "exposição minuciosa relativa a um assunto", ou seja, não basta copiar código, copiar texto da internet, ou mesmo simplesmente colocar figuras no documento. É necessário descrever o trabalho que você fez e o processo que o levou até o resultado final.

Para tal, defini para as disciplinas uma estrutura com formato padrão para os relatórios a serem entregues, e em geral impressos. Sendo assim, todos os relatórios das disciplinas devem ter o seguinte formato:

1. Introdução com objetivos

Não basta apenas colocar um parágrafo, é importante que se tenha na introdução o que se quer trabalhar, por que, como, objetivos. Também não é necessário que você separe em subcapítulos nos relatórios, mas é importante que haja um texto na introdução que mostre os tópicos que são importantes. É interessante que tenha pelo menos 3 bons parágrafos, entre 20 e 30 linhas.

2. Fundamentação Teórica

A fundamentação teórica engloba os assuntos que são abordados no trabalho em questão. É importante uma base escrita sobre as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do mesmo, ou até as teorias que envolvem o tópico da disciplina da qual o trabalho se refere.

3. Projeto de implementação

Aqui você não necessariamente vai colocar código, a não ser que seja pequenos e importantes trechos. Você deve mostrar e explicar talvez algoritmos e coisas que foram importantes. Talvez modelagem, UML, Entidade-Relacionamento. Este ponto depende muito se vai ter implementação, como vai ser e as tecnologias empregadas.

4. Considerações Finais

Este ponto é importante, assim como os outros, mas é a parte em que você vai dar a sua opinião, vai mostrar os resultados que alcançou, considerações, talvez trabalhos futuros. Não basta dizer que foi legal. Pode até colocar dificuldades e como elas foram resolvidas.

5. Bibliografia

A bibliografia é o material de referência utilizado para a Fundamentação Teórica. Esta pode variar conforme os assuntos abordados no trabalho e a complexidade do problema. Porém, é interessante que haja pelo menos 5 referências, sendo dessas 2 Livros e 1 artigo.

Importante

A detecção de plágio no trabalho acarretará em uma nota zero no relatório. Nem sempre eu verifico isso em trabalhos de disciplinas. Porém, se eu resolver olhar, você corre o risco de tirar zero na nota do trabalho escrito.