Orientações de TCC

De Aulas
Ir para navegação Ir para pesquisar
Morpheus - The Matrix

Definições Gerais

  • Atualmente apenas reuniões virtuais no Discord https://discord.gg/Z4JxukJ
  • Nas orientações virutais ligue sua webcam.
  • Não há necessidade de encontros toda a semana. Os encontros são agendados quando o aluno sente a necessidade de tirar dúvidas ou conversar sobre a evolução do trabalho. A hora de orientação não é apenas para encontros, ela inclui: encontros, leitura do TCC, trocas de e-mails e trocas de mensagens.
  • Não lerei seu TCC mais que uma vez na semana. Trabalhe um pouco mais antes de pedir uma nova revisão.
  • Leia essas importantes informações Sobre Plágio.
  • Todo encontro deve ser agendado previamente para não haver conflitos, mesmo assim podem haver conflitos;
  • Todo e-mail referente a orientação deve ter no subject da mensagem a universidade e a tag orientação, tudo em maiúsculo, seguido do assunto. Por exemplo:
UNISUL TCC - Marcar horário de orientação
UNISUL TCC - Envio de TCC para correção.
  • Geralmente não respondo e-mails no final de semana ou feriados. Esses dias são dedicados a atividades pessoais;
  • Quando me enviarem o trabalho, já me enviem formatado e completo, não fragmentos;
  • O trabalho deve estar preferencialmente no formato ODF/ODT (Libreoffice/Openoffice), mas também pode me enviar em DOC ou DOCX ou LaTeX. Como utilizo LibreOffice, pode haver algum problema de compatibilidade, mas isso tem melhorado muito atualmente.;
  • Podemos, como forma alternativa, trabalhar em um ambiente compartilhado como o Google Docs. A utilização desse ambiente compartilhado tem deixado a revisão mais dinâmica;
  • Provavelmente poderei ler um TCC apenas uma vez por semana, por isso reúnam e arrumem o máximo que puderem antes de me mandar;
  • Sempre que me enviarem um TCC para corrigir, considerem a data reservada ou o prazo para leitura;
  • Procurem seguir rigorosamente os cronogramas da Instituição e da disciplina de TCC;
  • É necessário que seja feito no mínimo um encontro a cada duas semanas. Pelo menos 15 minutos para que eu possa ver o andamento do trabalho;
  • Para um bom andamento dos prazos, é importante que me enviem uma versão do documento do TCC no mínimo uma vez a cada 15 dias.

Tpl warning.png

LEMBRE-SE: Não torne a sua urgência a minha urgência!!!


Tpl note.png

Devido ao aumento da quantidade de orientações, tornam-se necessárias algumas definições para uma orientação em sincronia com o bom andamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso.


Tpl note.png

Para que eu possa efetuar as correções e observações dos trabalhos, vocês podem enviar para mim ou compartilhar comigo a qualquer momento. Tentarei corrigir o mais breve possível, mas devido há alguns imprevistos que possam ocorrer, preciso de um prazo de pelo menos uma semana para que eu possa dar um retorno. Sendo assim, é bom que vocês se organizem em relação à esse prazo.

Mesmo que me enviarem um trabalho, não fiquem esperando o retorno. Continuem trabalhando. Deixar o trabalho parado não é uma boa prática.

Templates / Modelos de TCC

Por Onde Começar?

A primeira coisa a fazermos é trabalhar no capítulo 1. O 2 e o 3 ficam um pouco mais para frente. O capítulo 1 é dividido nas seguintes seções:

Estrutura do TCC

1. INTRODUÇÃO

  • Um texto introdutório contextualizando o assunto

1.1. PROBLEMÁTICA

  • Em qual problema você vai circundar seu trabalho.

1.2. OBJETIVOS

1.2.1. OBJETIVO GERAL

  • O QUE quer se alcançar

1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Quais os pequenos objetivos que você deve alcançar para se alcançar o objetivo geral?

1.3. JUSTIFICATIVA

  • POR QUE fazer esse trabalho? Veja bem, não deve colocar aqui porque você quer fazer o TCC, mas mostrar, por meio de referencias, a importância de se trabalhar nisso.

1.4. ESTRUTURA DO TRABALHO

  • Quais são os capítulos e o que contém.

Procedimentos Metodológicos

Nos TCCs da UNISUL, trabalhamos a metodologia como um capítulo separado, normalmente no capítulo 3. Nos slides da Profª Inés têm boas dicas de como definir os procedimentos e fazer o enquadramento:

Dicas de Formatação (Normas ABNT)

Margens: Superior e Esquerda: 3 cm. Direita e inferior: 2 cm.

Fonte: Times New Roman ou Arial, obrigatório cor preta (exceto ilustrações), tamanho 12 (exceto legendas e fontes de ilustrações, notas de rodapé, paginação, citações diretas com mais de 3 linhas).

Parágrafos (texto): Espaço entrelinhas de 1,5 e recuo na primeira linha 1,25 cm, alinhamento justificado.

Citações diretas: até 3 linhas, colocar o trecho entre aspas com indicação do autor, a ano e página. Acima de 3 linhas: trecho copiado sem aspas, fonte tamanho 10, 10 recuo de 4cm da margem esquerda).

Citações indiretas: colocar nome do autor e ano.

Palavras estrangeiras: colocar em itálico.

Siglas: colocar o significado por extenso a 1a vez que ocorrer no texto.

Capítulos: começar em uma nova página, alinhar a esquerda, letras maiúsculas, maiúscula sem recuo, em negrito.

Subcapítulos: alinhar a esquerda, sem recuo, destacar gradativamente os títulos das seções conforme os níveis (secundários, terciários, etc.).

Figuras, Quadros e Tabelas: Legendas na parte superior e indicação da fonte na inferior, fonte tamanho 10. Tentar ajustar a ilustração às margens da folha e manter na mesma folha.

Referências: Colocar em ordem alfabética, conferir se tem todos os dados necessários conforme o tipo de obra (livro, artigo, revista, site, etc.) Alinhamento à esquerda, entrelinhas simples, separadas umas das outras por um espaço também simples de entrelinhas.

Observações

Sempre escreva no impessoal (3ª pessoa), nunca em primeira pessoa. Também não coloque verbos no futuro, tais como: "O trabalho terá", "No capitulo X será feito", isso pois quando você tiver terminado seu trabalho, isso já será passado.

O que devemos fazer primeiro é um rascunho inicial dessa primeira parte. Tudo deve ser devidamente referenciado. Em um trabalho científico você só pode colocar 3 tipos de coisas:

  1. Algo que já provaram, analisaram, escreveram (você faz referências a eles)
  2. Conclusões lógicas a partir de premissas de outros (também referenciados apesar de as conclusões serem duas.
  3. Resultados de implementações, trabalhos, experiências (sua parte). Isso vai normalmente a partir do capítulo 4.

Pegue alguns TCCs na biblioteca, há já TCCs em PDFs também. Tente fazer um primeiro rascunho e me mande para fazer as primeiras considerações.

Temas para TCC

ComputingScience.png

A seguir estão brevemente descritos alguns temas em que tenho a propriedade de fornecer orientação de TCC. É importante que possamos conversar sobre as ideias para que haja uma evolução no assunto até formarmos uma estrutura planejada de Trabalho de Conclusão de Curso.

Desenvolvimento de software

Trabalhos de Conclusão de Curso que envolvam todo o processo de desenvolvimento de um software com finalidade específica, desde a pesquisa de softwares correlatos (estado-da-arte), modelagem do sistema, implementação e testes.

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Prática de pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais com os mais diversos propósitos (entretenimento, jogos educativos, jogos sérios, etc.), envolvendo todo o processo, desde o game design, modelagem do programa em UML e implementação.

Game Design

Projeto de um jogo com enfoque maior em sua essência artística, regras de jogo, modelagem dos elementos gráficos, etc.

Inteligência Artificial

Este Tema para TCC tem como objetivo utilizar alguma das técnicas de IA para resolver algum problema via software de computador.

Segundo Russel e Norvig, a Inteligência Artificial é a criação de agentes autônomos inteligentes, capazes de efetuar tarefas que muitas vezes são executadas por pessoas. Esses agentes conseguem perceber seu ambiente e o que acontece ao seu redor por meio de receptores – câmeras, sonar, toque, receptores sonoros – e pode responder à esses estímulos via conjunto de atuadores – braços mecânicos, pernas, rodas, sons. Com seu processamento interno ou Inteligência Artificial responsável por responder ao meio de forma mais adequada, esses autômatos podem realizar tarefas de modo que um espectador pode classificá-lo como um ser inteligente, podendo ser identificado em cena tal como um ator. Contudo, como o próprio nome rege, ainda é artificial, é simulado e foi programado por algum desenvolvedor ou conjunto de desenvolvedores.

Entre algumas áreas da IA, temos o planejamento automatizado, raciocionio baseado em casos, algoritmos genéticos, controle autônomo, sistemas de diagnóstico, planejamento logístico, robótica, reconhecimento de linguagem natural (chatbots), sistemas especialístas, sistemas tutoriais inteligentes, redes neurais artificiais, visão computacional, agentes inteligentes, sistemas multiagentes, etc.

Sistemas Multiagentes

Os Sistemas Multiagentes (SMA) são uma sub-área da Inteligência artificial Distribuída e concentram-se no estudo de agentes autônomos em um universo de muitos agentes. Para os SMA, o termo autônomo designa o fato de que os agentes têm uma existência própria, independente da existência de outros agentes. Usualmente, cada agente possui um conjunto de capacidades comportamentais que definem sua competência, um conjunto de objetivos, e a autonomia necessária para utilizar suas capacidades comportamentais a fim de alcançar seus objetivos. Um agente é uma entidade computacional com um comportamento autônomo que lhe permite decidir suas próprias ações. A decisão de qual ação levar a cabo é determinada pelo agente, tendo em consideração as mudanças acontecidas no ambiente em que atua e o desejo de alcançar seus objetivos. A ideia principal em um sistema multiagente é que um comportamento global inteligente pode ser alcançado a partir do comportamento individual dos agentes. Em um SMA não é necessário que cada agente seja individualmente inteligente para alcançar um comportamento global inteligente.

Arquitetura Orientada a Serviços

A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é um padrão arquitetural para organizações criarem competências para resolverem problemas específicos conforme suas necessidades. Essas competências são modeladas por meio de um conjunto de componentes que compõem a arquitetura e que podem ser invocados por meio da descrição de suas interfaces, que podem ser publicadas e descobertas. SOA está intrinsecamente ligada ao conceito de serviço (SaaS – Software as a Service). Os serviços podem ser implementados com várias tecnologias, mas a mais utilizada por ser de implementação padronizada é a tecnologia de serviços web. A utilização de serviços web e SOA traz vantagens tais como baixo acoplamento, independência de implementação (linguagens de programação, ambientes de programação), configuração flexível, tempo de vida longo (serviços devem existir por tempo suficiente para serem descobertos e utilizados), granularidade (funcionalidades divididas em vários serviços) e distribuição.

Computação Distribuída

Um sistema de processamento distribuído ou paralelo é um sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogêneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Conseguindo-se, portanto, ganhos óbvios nestas soluções: uma tarefa qualquer, se divisível em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo.

Assistentes Virtuais

O conceito de assistentes virtuais se firma na ideia de programas de computador que funcionam tal como um secretário humano, auxiliando as pessoas em suas tarefas diárias. Isso se dá por meio de aplicativos, interação do assistente com o seu usuário, comunicação via Internet e outros recursos.

Automação/Ambientes Inteligentes

A automação de ambientes pode propiciar, para as pessoas inseridas nestes, uma maior comodidade, diminuindo trabalhos repetitivos ou rotineiros, tais como acender uma lâmpada, ligar o televisor, fechar janelas. Além disso, também dispensa a preocupação com a confortabilidade do ambiente em relação à temperatura e à luminosidade, já que o próprio ambiente pode se ajusta a cada situação. Um dos pontos essenciais é a comunicação entre os diversos dispositivos existentes em uma residência automatizada. Um exemplo de vantagem prática seria a geladeira poder se comunicar com a televisão, de modo que a televisão informaria à geladeira o horário do jogo. Desta forma, a geladeira se encarregaria de verificar o estoque de cerveja e enviar para a pessoa um email, ou mensagem via celular, caso o estoque de cerveja estivesse baixo, de forma a não faltasse cerveja durante o jogo. De forma intuitiva, pode-se perceber que a interatividade dos elementos de ambientes residenciais, comerciais ou industriais, pode ser implementada utilizando técnicas de inteligência artificial distribuída.

Programação para Dispositivos Móveis

Desenvolvimento de softwares voltado para os dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. Existem algumas diferenças no desenvolvimento de softwares desktop em relação aos dispositivos móveis devido a algumas especificidades limitantes, tais como o tamanho e formato da tela,baixo espaço de armazenamento interno, etc.. Em tempo, também existem recursos de grandes vantagens com novos recursos, como tela sensível ao toque, mobilidade, gps, câmera, etc.

Banco de Dados

Sistemas em geral com base em armazenamento em banco de dados, podendo envolver Inteligencia Artificial, Big Data, etc.

Ciberarte

Ciberarte é uma arte que humaniza e constitui-se como um elemento chave para a compreensão da sociedade contemporânea, aproximando mais o sujeito da simbiose homem-máquina e o convida a fazer parte de sua própria criação. Em tempo, podemos chamar de ciberarte a utilização das tecnologias cibernéticas no campo das artes.

Computação Gráfica/Animação/Cinema

Trabalhos relacionados à Computação Gráfica (processamento digital de imagens / computação gráfica digital), envolvendo Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Animação Digital, Cinema, etc.