Sobre Plágio

De Aulas
Ir para navegação Ir para pesquisar

Links Relacionados:

O que é Plágio

O plágio é a inclusão, em um trabalho próprio, de frases ou idéias de outra pessoa, sem que se dê crédito ao autor original. Dentro de nosso curso, o plágio é falta grave, podendo causar advertências e a reprovação do aluno. Para que o aluno saiba exatamente como evitar o plágio, temos a disciplina de Ciência e Pesquisa (Metodologia da Pesquisa) que ensina aos alunos como escrever trabalhos e referenciar o material que o compõe.

O que e uma citacao.png

Para não cair no problema...

Como Citar

A seguir, algumas utilizações de citações.

Texto Original

Trecho de texto original tirado de: Schell, J.. A arte do game design: o livro original. Tradução Edson Furmankiewicz. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.


A qualquer momento em que as pessoas se encontrarem ou interagirem, há uma negociação velada que constantemente ocorre. Basicamente não temos consciência dela, pois ela antecede nossa capacidade de falar (Schell, 2011, p.321).

Citação Direta

Deve ser sempre comentada, e nunca estar sozinha. Por exemplo:


No caso das interações, (mais textos aqui falando sobre). Entretanto, há muito ainda o que se falar sobre a negociação pessoa à pessoa.

A qualquer momento em que as pessoas se encontrarem ou interagirem, há uma negociação velada que constantemente ocorre. Basicamente não temos consciência dela, pois ela antecede nossa capacidade de falar (SCHELL, 2011, p.321).

Citação Indireta

A citação indireta comenta sobre a ideia, mas não deve-se copiar. Observe que eu escrevi com minhas próprias palavras. Ou seja, o texto é seu, mas a ideia é de Shell:


No caso das interações, (mais textos aqui falando sobre). Entretanto, há muito ainda o que se falar sobre a negociação pessoa à pessoa. Para Shell (2011), as pessoas podem passar a interagir entre si, negociando constantemente sempre que se encontram. Mesmo que essas não estejam cientes, elas já iniciaram tal negociação antes mesmo de iniciar a conversa falada.

Citação Direta e Indireta no mesmo Parágrafo

Neste caso, temos uma citação indireta, e no meio, achamos algum trecho interessante para utilizar como direta. Observe que parte eu escrevi com minhas próprias palavras e parte copiei (Entre aspas duplas):


No caso das interações, (mais textos aqui falando sobre). Entretanto, há muito ainda o que se falar sobre a negociação pessoa à pessoa. Para Shell (2011), as pessoas podem passar a interagir entre si, negociando constantemente sempre que se encontram. Para ela, "Basicamente não temos consciência dela, pois ela antecede nossa capacidade de falar".


E é isso o que você deve fazer. Algumas, você deixa direta, como lá em cima, outras você deixa indiretas, outras você mistura. O importante é que você deve reescrever tudo. Se houver algo copiado, que seria classificado como direta, mas você coloca como indireta ou não cita, então é considerado plágio e é crime.

Links